fbpx

HISTÓRIA                                                               

Quem diria que o Estado do Espírito Santo seria o berço de um grande encontro de músicos de diferentes países da América Latina.
Desde 1988, quando foi criado pelo flautista e compositor Tobi Gil, o “GRUPO AMÉRICA 4” teve, em suas formações, músicos peruanos, uruguaios, chilenos, argentinos, bolivianos, hondurenhos e brasileiros. Um verdadeiro colorido harmônico, com ritmos e melodias andinas, explorando instrumentos característicos dos nossos países vizinhos – QUENA (flauta de cana ou osso), ZAMPOÑA (que se assemelha a Flauta Pan) e a TARKA (de madeira), oriundos do folclore boliviano, o BOMBO LEGUERO (de pele de carneiro ou guanaco) e o CHARANGO BOLIVIANO (de 10 cordas  feito de madeira, ou com o casco de tatu, o chamado quirquincho), além de guitarra e outros instrumentos complementares, mesclados com a sonoridade mineira e o folclore capixaba. “GRUPO AMÉRICA 4” é um patrimônio cultural de altíssimo valor atuando em nosso Estado, pois resgata em sua essência, as tradições do nosso continente, e reacende a chama tênue da nossa música original, trazendo à tona os jongos do congo (herança capixaba e africana), a influência regional do Vale do Jequitinhonha (riqueza sonora de Minas Gerais), e dos maracatus pernambucanos.

DISCOGRAFIA:

LP MINAS LATINA (1990), LP AMO ESPÍRITO SANTO (1991), LP 5 ANOS DE ESTRADA (1992), CD FUSÃO LATINA (1996), CD TAMBORES DE CONGO (1998), CD 12 ANOS DE AMÉRICA 4 (1998). Grupo América 4 – Música Latino-Americana (2000), CD “25 ANOS” (2013), Projeto América Latina – GRUPO AMÉRICA 4 (coletânea) 2015 e 2018, O CD “A NOVA SONORIDADE”.                                     

Durante 30 Anos na Estrada, o Grupo América 4, participou da abertura de vários shows da MPB como: ZÉ RAMALHO, FAGNER, ZÉ GERALDO, SÁ E GUARABIRA E SÉRGIO REIS.

Em Minas Gerais, se apresentou em vários festivais e participou de shows com RUBINHO DO VALE, DERCIO MARQUES, MARKU RIBAS, SÉRGIO MOREIRA, CELSO ADOLFO, SALDANHA ROLIM, TIZUMBA E MARCOS RUAS.

CAMINHADA DO GRUPO AMÉRICA 4!           

1988 a 1992, começa a participar de vários concertos e shows, principalmente no ESPIRITO SANTO, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO e TOCANTINS.
1993, Show Arte e Cultura em Tocantins e abertura de Geraldo Azevedo.
1994, o Grupo América 4 fez um Programa Especial “SHOW CAPIXABA” pela TV Capixaba – Vitória (ES). Ainda no Espírito Santo, na TVE apresentou, pela primeira vez o Especial “12 ANOS DE ESTRADA”, participou de vários programas no Espírito Santo e Minas Gerais.
1995, participou como convidado especial, representando a Música de integração Latino-Americano no Brasil no “VIRÁ QUE EU VI 2000 –  ENCONTRO LATINO_AMERICANO”, realizado em Nova Venécia (ES), pelo Grupo Tarahumaras, Reportagem no Programa Espaço Local – TVE Vitórias, TVE Assembleia.
1996, participou como convidado do Vitória Jazz em Vitória (ES). Universidade Federal de Minas Gerais participou do Projeto Américas realizado na concha acústica Praça Liberdade.
1997, numa turnê por MINAS GERAIS, se apresentou no Festival de Inverno São João del. Rey, FESTIVALE (Serro), Festival de música de Pato de Minas, Festival de Ipatinga, Festival de Itambacuri, Festival de Música de Matozinhos Festival de Rio Casca, Aniversário de Coronel Fabriciano, Festival de música de Timóteo.
1998, apresentou-se no Fórum das Américas na Estação (BH) representando o Espírito Santo, Teatro Rondon Pacheco (Uberlândia), Teatro de Uberaba, Projeto América (BH).
1999, pioneiramente, o Grupo América 4 realiza um trabalho rico e de intensa pesquisa do “CONGO” no Espírito Santo há muitos anos. Um dos primeiros resultados foi o CD “TAMBORES DE CONGO” em homenagem aos Mestres de Congo de nosso Estado, produção de Tobi Gil. Foi divulgando essa fusão que, em 1999, o Grupo participou da “Festa da Radio Universitária 10 anos” em Vitória (ES).2000, último show realizado pelo Grupo américa 4, encerrando sua primeira fase, se apresenta no melhor bar e Rest. Mistura Fina Rio de Janeiro,
2001 a 2012, os integrantes do grupo dedicaram-se a outros projetos e pesquisas, em sua maioria individuais, embora prosseguissem as pesquisas e criação de novas composições. Nesse ínterim, a banda realizou dois shows importantes:
2004, o Encontro Mundial das Cidades, realizado na UFES.
2005, participou do projeto Verão, realizado pela da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
2012, volta ao estúdio, para a gravação do disco 25 Anos de América 4
2013, o Grupo América 4, volta aos palcos com o lançamento do CD “25 ANOS” no Teatro Marista com o apoio da Secretaria de Cultura de Vila Velha (ES).
2014, Aniversário 60 Anos da UFES e também se apresentou em outros eventos culturais
2015. Circulação Cultural, Festival de Pinheiros, Encontro de Arte e Cultura em Nova Venécia, Festival de Música de Colatina e Show no Teatro de Vila Velha (ES)
2016, Carnaval do Congo em Roda De Água (Cariacica), Festa do Caboclo Bernardo em Regência (Linhares) no Espírito Santo.
2017, Show Concerto Latino-americano, Theatro Carlos Gomes, Show no Painel Cultural, Teatrinho do Sesc Vitória (Show Nação Kalantara)
2018, Show Cine Theatro Brasil no Projeto Cartazes, BH – MG, Show 30 Anos de Resistência no Teatro SESC Glória, apresenta seu CD “A NOVA SONORIDADE” , e na Virada Cultura de Vitória ES.
2019, Show Arena Verão 2019, Vila Velha ES.

Todo esse trabalho de fusão e divulgação da música independente encontra-se no ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS, TOCANTINS, AMAZONAS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO e outros Estados.