Grupo América 4
Nova sonoraridade



O Grupo América 4, foi criado com objetivo de  pesquisa e divulgar a diversidades de ritmos e canções da América Latina. O Grupo  é formado de artista de diferentes paises  de nossa américa latina, residentes no Brasil  ha muitos anos. Fundada pelo Tobi Gil na decáda de 1980 no Espírito Santo e Mina Gerais, participou de vários festivais e semana da cultura, sua música tem influencia da música Andina, Latina e da cultura do Vale Jequitinhonha (MG) e Capixaba, vem divulgando suas  músicas autorais com a mescla das Flautas Andinas com os Tambores de Congo, Casaca, Tambores de Maracatu e complementando com os instrumentos convencionais.

" O nome do Grupo América 4, representa 4 paises de América Latina: Argentina, Bolivia, Brasil e Chile".
Grupo América 4 é uma referência no Estado do Espírito Santo ao mesmo tempo em que vem mostrando seu trabalho em outros estados.

Hoje, depois de muitas resitências cultural e experiência de muitos anos. Grupo América 4, vem participando de vários shows, de abertura da MPB como:

ZÉ RAMALHO, FAGNER, ZÉ GERALDO, SÁ E GUARABIRA E SÉRGIO REIS.

Em Minas Gerais se apresentou em vários festivais e participou de shows com:
    
RUBINHO DO VALE, DERCIO MARQUES, MARKU RIVAS, SÉRGIO MOREIRA, CELSO           
ADOLFO, SALDANHA ROLIM, TIZUMBA E MARCOS RUAS.

DISCOGRAFIAS

LP MINAS LATINA / 1991
LP AMO ESPÍRITO SANTO / 1992
LP 5 ANOS DE ESTRADA / 1993
CD FUSÃO LATINA / 1996
CD TAMBORES DE CONGO / 1998
CD 12 ANOS DE AMÉRICA 4 / 2000
CD 25 Anos  / 2014 
CD AMÈRICA LATINA / Grupo América 4 - coletânea  -2015

Ainda em seu percurso, participou de vários concertos e shows principalmente no ESPÌRITO SANTO, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO e TOCANTINS. No ano 80 se apresentou no FESIVAL de ALEGRE (ES), Em 1994 o Grupo América 4 fez um Programa Especial “SHOW CAPIXABA”. Pela TV Capixaba - Vitóra (ES) e, tambem, na TVE do Espírito Santo, apresentou “12 ANOS DE ESTRADA”. No ano seguinte, 1995, participou como convidado especial, representando a Música de integração Latino-Americano no Brasil no “ VIRÀ QUE EU VI 2000 -  ENCONTRO LATINO_AMERICANO”, realizado em Nova Venecia (ES), pelo Grupo Tarahumaras.

Em 1996, participou como convidado do VITÓRIA JAZZ  em Vitória (ES). Em 1997, numa turnê por MINAS GERAIS, se apresentou no FESTIVAL DE INVERNO SÃO JOÃO DO REI, FESTIVAL DE MÚSICA DE PATO DE MINAS, FESTIVAL DE IPATINGA, FESTIVAL DE ITAMBACURI, FESTIVAL DE RIO CASCA, FESTIVAL DE TIMOTEO, ANIVERSÁRIO CORONEL FABRICIANO, UBERLANDIA (Teatro), UBERABA (Teatro), CENTRO CULTURAL DE BH, PROJETO AMÉRICA e tambem no FORUM DAS AMÉRICAS, representou a música do Estado do Espírito Santo, em Belo Horizonte (MG), fazendo vários  shows na capital e no interior, alem de participar mais uma vez do programa “ARRUMAÇÃO” pela TV Alterosa, com SAULO LARANJEIRAS. Em 1998 se apresentou no Theatro Carlos Gomes com o show  “12 ANOS DE ESTRADA”, é no Teatro da UFES e  outros projetos culturais como: Projeto Instrumental Praia de Camburi (ES), NA FESTA DE SÃO BENEDITO,  Serra (ES), FESTA DA CIDADE  em Cariacica (ES).

Ainda em 1998, levando em conta os elemento que definem a identidade, sonoridade dos povos latinoamericanos da cultura brasileira, o Grupo América 4 na condição de pioneiro, realizou um trabalho rico e de intensa pesquisa do “CONGO” no ESPÍRITO SANTO a muitos anos, resultado foi no CD “TAMBORES DE CONGO” em homenagem aos Mestres de Congo de nosso Estado. O Grupo América 4, sempre divulgando essa FUSÂO, em 1999, participou da “FESTA DA RÁDIO UNIVERSITÁRIA 10 ANOS” em Vitória (ES). No final deste mesmo ano fez um show no BAR MISTURA FINA, Rio de Janeiro. Participou na UFES no “CONGRESSO INTERNACIONAL CIDADE 2006”, Vitória (ES). Em 2007 aprsentou-se no “ARMAZEM DO PORTO”, Vitória (ES) e, no mesmo ano na “TENDA CULTURAL”, Vila Velha (ES). Todo esse trabalho de fusão e divulgação alternativos encontra-se no eixo de ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS,TOCANTINS, AMAZONAS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO e outros Estados.

2014, fez o lançamento do CD 25 "ANOS", se apresentou com esse  shows Teatro Marista (VV--ES), no FESTIVAL de TEATRO CAPIXABA, realizado em Baixo Guando (ES), show THEATRO  CARLOS GOMES, VT (ES), FESTIVL DE MÙSICA DE COLATINA, FESTIVAL DE MÙSICA DE PINHEIROS e no aniversário de 60 ANOS da UFES e nos Projetos culturais da SECULT. 2015, apresenta  no projeto AMÈRICA LATINA o CD Grupo América 4-coletânea.

Após de 12 anos de pesquisa, o grupo está de volta, com seus instrumentos como: Zampoñas, Toyos, Quenacho, Charango, Tambores de Congo, Tambores de Maracatu,Casacas, Bombo Leguero e instrumento convencionais. na integração  músical sim frontera.
Hoje, estamos divulgando nosso  CD “25 ANOS” e "AMÈRICA LATINA / Grupo América 4, que apresenta NOVA SONORIDADE ou resistência cultural na música, cantando com o compromisso de levar o som dos tambores e flautas para todo Brasil, para que o público participe ativamente dos shows, envolviendo numa cantoria dos povos latino-americanos," O CANTO DOS QUATRO CANTOS DE NOSSA AMÉRICA".

A Banda

Por: Tobi GIl

Facebook Curta-Nos

Vídeos em Destaque

A NOVA SONORIDADE
MAPA DO SITE
CONTATO
Entre em contato conosco.
giltobi2@gmail.com
tobigil.quispe@hotmail.com
www.facebook.com/grupoamerica4
www.facebookcom/tobigil

(27) 3229-1548 / 99604-6297
Produção
GRUPO ÁMERICA 4
O Grupo América 4, foi criado com objetivo de  pesquisa e divulgar a diversidades de ritmos e canções da América Latina. O Grupo  é formado de artista de diferentes paises  de nossa américa latina, residentes no Brasil  ha muitos anos. Fundada pelo Tobi Gil na decáda de 1980 no Espírito Santo e Mina Gerais.
© Copyright 2014-2015 PMiguels Web Designer todos direitos reservados.
Desenvolvido e codificado por Pedro Miguel, destinado a Grupo Ámerica 4.
www.000webhost.com